HistóriaSem categoria
0

Aconteceu em 19 de abril – Em 3 jogos contra o Flamengo, duas conquistas de título (1987 e 1998) e uma vitória com vaga pra final (2015)

 

19 de abril é uma data que traz muita alegria pro torcedor cruzmaltino e muita tristeza para o freguês da Gávea.

Neste dia foram nada menos que 3 jogos contra o rival , sendo dois que decidiram títulos de Taça Guanabara (1987 e 1998) e um com direito a vaga pra final do estadual. E os 3 com final feliz pra torcida vascaína.

Vamos relembrar !

19/04/1987 – Vasco 0x0 Flamengo ( Bi-campeão da Taça Guanabara 1987 )

“Os jogadores do Vasco levantaram, muito justamente, a taça de campeão da Taça Guanabara, aliás de bicampeão. Os torcedores, porém, deveriam levantar em triunfo o goleiro Acácio. Foi ele quem, no segundo tempo, quando o jovem e inexperiente time do Flamengo conseguiu chegar, ameaçadoramente à grande área do Vasco, fez pelo menos uma defesa empolgante e importante, numa esplêndida demonstração de coragem e de reflexos apuradíssimos. Se defesa ganha jogo — como já disse aqui, a propósito desse mesmo Vasco —, posso acrescentar agora que goleiro também garante um título.” 

 

(01)

O Vasco do final da década de 80 era um verdadeiro esquadrão, e sem dúvida, um dos mais fortes elencos do Brasil.

Abaixo as notas de cada atleta na partida decisiva da Taça Guanabara daquele ano e o destaque ao nome do jogo, o goleiro Acácio:

(04)

(02)

No dia 19 de abril de 1998, coincidentemente, novo jogo decisivo de Taça Guanabara, novamente contra o cliente rubro-negro. E alegria em dose dupla: conquista no profissional e nos juniores.

O jornal “O Globo” do dia seguinte dizia que aquele era “o primeiro título do centenário”, quase que profetizando o título da Libertadores que viria em seguida:

“[…]Sim, o Flamengo estava cheio de jogadores famosos, um deles, Romário, excepcional, mas não tem um time. Já o Vasco faz do entrosamento a sua arma, e no meio de conjunto tão homogêneo, ainda exibe um jogador com pinta de craque: Pedrinho. O Vasco podia empatar, mas foi quem mais e melhor atacou. Pelo lado do Flamengo, ficou provado que a demora na escalação da equipe não serviu para confundir 0 adversário, mas, apenas para reforçar a tese de que boa equipe é aquela que qualquer garoto sabe de cor[…] Enfim, justiça. O Vasco acabou campeão com o empate, merecendo ganhar. O Flamengo, que precisava vencer, entrou sem ambição ofensiva. Um time sabia o que fazer em campo, o outro, apesar dos nomes que ostenta, não tinha o básico, organização. Desde cedo tinha cheiro de bacalhau no ar. Os juniores do Vasco empataram em 1 a 1 com o Flamengo (gols de Vanderlei para o Vasco e Juan) e também garantiram o titulo do primeiro turno. Outra taça para São Januário.”

(05) (06) (07)

A superioridade se comprova nas notas daquele sensacional time vascaíno, que tanto alegrou a torcida no final dos anos 90:

Untitled-1

 

E finalmente, fechando o dia da freguesia rubro-negra, chegamos em 2015, mais precisamente no 2º jogo da semi-final do Estadual.

Naquele momento, o Vasco estava a 11 jogos sem vencer o rival, muito por conta de dirigentes que durante 6 anos, entre 2008 e 2014, disseram que Vasco x Flamengo era um jogo comum, e que deveria ser tratado dessa forma. Achavam que com este discurso, tirariam uma suposta pressão de cima dos jogadores, o que se comprovou uma atitude falha, tendo em vista que neste período, o Vasco em 22 jogos  só havia vencido 3 vezes e perdido 10. Porém, a partir deste 19 de abril de 2015, isso mudaria:

“Não importa que o Flamengo tenha vencido as duas primeiras partidas entre as equipes (em Manaus e na Taça GB) e que tenha chegado às semifinais com a vantagem de poder empatar duas vezes. Tudo isso é passado para o torcedor do Vasco. O que importa mesmo é que o time jogou bem e pôs fim ao jejum de 11 jogos sem vencer o maior rival. A última vitória tinha sido em abril de 2012. O clássico lavou a alma dos vascaínos. Os torcedores saíram do jogo gritando “o respeito voltou” e muitas das declarações dos jogadores, além de mensagens postadas nas redes sociais, destacaram a importância de voltar vencer o Flamengo, dando moral ao time para ganhar um Estadual depois de 12 anos.
— O respeito voltou. Só isso o que eu digo. Para mim, o título foi aqui. Já ganhei meu campeonato. Ganhamos deles (do Flamengo), isso é que importa. É um torneio à parte, o resto é o resto — disse o presidente Eurico Miranda. “

Desde então, o Vasco não sabe o que é perder para o clube populista da zona sul. E nos últimos 16 clássicos contra os 3 rivais, só perdeu um.

(14) (15)

(16)

Outras vitórias do Vasco em 19 de abril:

 

São Cristóvão 1 x 5 Vasco (Carioca 1931)

Vasco 3 x 0 Palmeiras (Torneio Rio-SP 1960)

Vasco 2 x 0 Olaria (Carioca 1968)

Vasco 3 x 0 Olaria (Carioca 1975)

Volta Redonda 0 x 1 Vasco (Carioca 1993)

Vasco 5 x 0 Cabofriense (Carioca 2000)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *