História
1

Há 64 anos, Vasco empatava com Boca Jrs no Maracanã após reação espetacular

 

No dia 25 de janeiro de 1953, o Vasco (convidado por ser o atual campeão carioca) fazia sua estréia no Quadrangular Internacional do Rio de Janeiro contra a equipe argentina do Boca Jrs. Os outros participantes do torneio foram o Racing Club (vice-campeão argentino de 1952) e o Flamengo (vice-campeão carioca de 1952). Após empatar com Boca (4 a 4) e Racing (3 a 3), o Vasco goleou os rubro-negros por 5 a 2, levando o título invicto. Esta seria a primeira de três conquistas internacionais do Gigante da Colina neste ano. As outras seriam o Torneio Internacional de Santiago, disputado em abril e o Octogonal Rivadavia Correa Mayer, entre junho e julho. Este último, com aval da FIFA e tendo peso de campeonato mundial de clubes. 

Assim descreveu a peleja o jornal “O Globo” do dia 26/01/1953:

“Depois do empate da noite de sábado entre Flamengo e Racing na abertura do Torneio Quadrangular, tivemos na tarde de ontem, no Maracanã, um novo empate, entre o campeão da cidade, o Vasco da Garna, e o Boca Juniors. Com a diferença apenas que o empate de ontem foi mais cheio de altos e baixo, mais acidentado, e no qual o team local mereceu elogios e fortes reprovações. Elogios porque realmente teve o mérito do espirito lutador, partindo duas vezes em busca do empate sensacional, depois de estar com o match praticamente perdido. Assim esteve o Vasco inferiorizado em 2 a 0 no primeiro tempo e logo no inicio do segundo tempo chegou ao empate de 2 a 2. Tornou o Boca Junior a colocar dois goals a frente, com o placar de 4×2, e voltou o campeão carioca a reagir, nessa altura já com dez homens apenas, pelo justíssima expulsão de Jorge, para chegar ao empate finai de 4 a 4.

Um empate que foi um prêmio ao grande estorço dos cruzmaltinos e deve ter servido corno uma lição ao quadro argentino, que depois dos 4 a 2, se descuidou, caindo muito de produção, confiado por certo não só nos dois gols de diferença, como na circunstância posterior de estar o adversado reduzido a dez homens.

A MARCHA DO PLACAR

O Score foi aberto pelo Boca aos oito minutos de jogo. Numa carga dos argentinos, em que a bola andou de pé em pé na área cruzmaltina, Haroldo falhou, dando um chutinho de infantil. A bola caiu nos pés de Rolando, que rápido atirou alto no centro do goal, vencendo Barbosa. Aos 35 minutos surgiu o segundo gol do Boca. Numa carga cerrada dos visitante, o center Rolando atirou forte em gol. Barbosa defendeu parcialmente, largando a bola e Montano, entrando, mandou o couro às redes, fixando o placar de 2 a 0, que foi o final do tempo.

No segundo período, o Vasco deu a saída e de pronto, com uns 15 ou 20 segundos de jogo, Vavá, entrando pelo centro da área, numa bola lançada por Ademir, atirou magnificamente com o pé esquerdo, de virada, no canto do gol de Carletti. Cresceu o Vasco e, pouco depois, aos seis minutos, Ademir, rodando com a bola na entrada da área, atirou alto e forte no gol, vencendo novamente Carletti. Com 2 a 2 no placar, parecia que o Vasco iria tomar o rumo da vitória, mas eis que aos nove minutos Chico, recuando em perseguição ao ponteiro Navarro, aplicou-lhe um foul de “carrinho”. O próprio Navarro cobrou alto sobre a área e Rolando, saltando, golpeou de cabeça no centro da meta de Barbosa, assinalando o 3º gol do Boca. E logo depois, aos 11 minutos, numa bola lançada dentro da área Navarro, entrando rapidamente, desviou o couro de Barbosa, que saíra ao seu encontro, e assinalou o quarto gol do Boca. O toque do ponteiro foi tão leve, tão de fininho, que a bola entrou na meta lentamente, preguiçosamente.

Com 4×2 o Boca tranquilizou-se e o Vasco desesperou-se. Dai o foul violento de Danilo em Montano aos 12 minutos, seguido da agressão de Jorge em Maurino. Expulso Jorge, com Ipojucan recuando para médio esquerdo, o jogo caiu de movimentação. Mas aos 33 minutos, num córner cobrado por Chico, Ademir saltou bem de cabeça e marcou o terceiro gol. Chico saiu logo depois desse gol e entrou Sarno de half, voltando Ipojucan ao ataque na ponta direita, com Sabará na ponta esquerda. E o Vasco passou o atacar mais, até que aos 41 minutos, conseguiu o tento do empate final, de pênalti. O lance nasceu de uma bola chutada por Vavá em gol e em que Ademir correu para entrar no keeper Carletti. O zagueiro Colman, precipitadamente, quando viu Ademir correr sobre o arqueiro tentou agarrar o avante vascaíno, puxando-o pelo braço. Não o conseguiu totalmente, mas desequilibrou Ademir, e o sr. Mário Vianna prontamente assinalou o pênalti. Ipojucan cobrou a falta máxima de maneira interessante, balançando o corpo mas atirando certeiro ao fundo das redes. E com 4 a 4 no marcador, terminou a peleja.

FICHA DO JOGO:
QUADRANGULAR INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO (25/01/1953)
CR VASCO DA GAMA 4 x 4 BOCA JRS
LOCAL: Maracanã
ÁRBITRO: Mário Viana

CR VASCO DA GAMA:
Barbosa, Augusto e Haroldo; Eli, Danilo e Jorge (Ipojucan) (Sarno); Sabará, Ademir, Ipojucan, Vavá e Chico.

CA BOCA JRS:
Carleri,Olman e Otero (Bendasi); Lombardo, Mauricio e Péscia; Navarro, Montano, Rolando, Gil e Gonzalez.

GOLS: Rolando (8 do 1º tempo), Montano (11 do 1º tempo), Vavá (1 do 2º tempo), Ademir (6 do 2º tempo), Rolando (9 do 2º tempo), Navarro (11 do 2º tempo) e Ipojucan 45 do 2º tempo).

Fonte: História Cruzmaltina

One thought on “Há 64 anos, Vasco empatava com Boca Jrs no Maracanã após reação espetacular

  1. Eu assisti esse jogo pela televisão! Todos lá em casa vibraram muito. Foi sensacional. O gol de penalty de Ipojucan foi com uma paradinha. Ele que inventou a paradinha e não o Pelé…
    Atenção, pularam o gol de Ademir na “ficha do jogo”. Esse torneio mexeu com o Rio de Janeiro.
    CASACA de parabéns com essas recordações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *