HistóriaSem categoria
19

Uma sequência para sempre

 

Foram 34 jogos de invencibilidade em jogos oficiais, obtidos pelo Vasco entre 08 de novembro de 2015 e 07 de junho de 2016.

Ela, a invencibilidade, caiu numa partida em que nos faltou sorte, gols incomuns foram tomados, duas bolas estouraram nas traves do adversário e na qual não tivemos presente em campo nosso maior craque, Nenê.

Para o Atlético-GO, que nunca passou perto de uma invencibilidade próxima da nossa, fica como um “título” ter sido entre o período mencionado o único adversário apto a nos derrotar, algo tentado e não conseguido por Palmeiras, Campeão da Copa do Brasil de 2015, Corínthians, Campeão Brasileiro de 2015, Santos, Campeão Paulista de 2015, Botafogo (4 vezes), Flamengo (3 vezes) e Fluminense.

O que o Vasco conquistou ao longo dessa jornada já está na história e ninguém apagará.

Títulos:

O clube foi Campeão da Taça Guanabara invicto pela quinta vez (1990/1992/1994/2000/2016), após 12 anos sem vencê-la.

O clube foi Bicampeão Carioca após 23 anos.

O clube foi Campeão Carioca Invicto pela sexta vez (1924/45/47/49/92/2016). Com isso se tornou o único Hexacampeão Carioca Invicto da história do futebol deste estado.

Marcas:

O Expresso da Vitória, com suas 27 partidas oficiais invictas, realizadas no ano de 1945, já pusera o Vasco à frente de Fluminense, Ponte Preta, Vila Nova-GO, Avaí, Bangu, Guarani, Paraná Clube, Santos, Vitória, Portuguesa de Desportos, América-RJ, Atlético-PR, Figueirense e Paysandu.

Superando a marca de partidas oficiais invictas do Expresso da Vitória, o Vasco ultrapassou ainda as maiores sequências oficiais da história dos seguintes clubes:

– América-MG – 27 jogos (1920/21)

– Santa Cruz – 27 jogos (1978)

– Sport – 27 jogos (1999)

– Fortaleza – 28 jogos (2013/1014)

– Atlético-MG – 29 jogos (1976)

– Coritiba – 29 jogos (2011)

– Náutico – 29 jogos (1952/53)

– Palmeiras – 30 jogos (1973)

– Ceará – 31 jogos (1997)

– Internacional-RS – 32 jogos (1984)

– Remo – 32 jogos (1978/79)

– Flamengo – 33 jogos (1978/79)

Mesmo derrotado hoje, o clube ainda conseguiu igualar a maior sequência oficial invicta da história de mais dois grandes clubes brasileiros:

Corínthians – 34 jogos (1957)

Cruzeiro – 34 jogos (2002/2003)

Além disso, divide agora com o Cruzeiro a maior sequência oficial invicta do século XXI.

Em nenhuma das maiores sequências oficiais invictas de qualquer clube do país em todos os tempos, o número de jogos contra as 12 grandes equipes do futebol brasileiro superou ou igualou a marca do Vasco, afinal foram 11 partidas realizadas contra Palmeiras, Corínthians, Santos, Flamengo, Botafogo e Fluminense, com 7 vitórias.

Os que se aproximaram mais no quesito acima chegaram ao seguinte número de jogos de tal estirpe, disputados ao longo de suas invencibilidades oficiais:

– Botafogo (Vasco, Fluminense, Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Corínthians, Palmeiras) – 9 partidas (4 vitórias)

– Flamengo (Fluminense, Botafogo, Vasco) – 9 partidas (5 vitórias)

– Palmeiras (Corínthians, Santos, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Vasco, Internacional-RS) – 9 partidas (5 vitórias)

 

Em termos de partidas oficiais invictas tínhamos a décima sexta marca e hoje temos a sétima, atrás tão somente de Goiás, Bahia, Grêmio, Desportiva-ES, Botafogo e São Paulo, porém apenas o Vasco construiu sua série em certames estaduais e nacionais e ainda atuando em quatro competições diferentes. Aos demais faltou uma coisa ou outra, ou ambas.

Tudo isso é motivo de orgulho para nós vascaínos, quando no dia de uma derrota, a única até aqui em 2016, olhamos para trás e vemos quantos recordes foram batidos na maior invencibilidade de jogos oficiais da história do clube.

Vale ressaltar ainda que em se tratando de Rio de Janeiro, só para repisar, superamos o Flamengo e dobramos a maior sequência do Fluminense. Por outro lado, se não batemos a marca de 44 jogos oficiais invictos do Botafogo, conquistamos nesse período algo não obtido pelo alvinegro durante a construção daquela série: títulos.

Casaca!

19 comentários sobre “Uma sequência para sempre

  1. sergio boa tarde, mais uma vez venho aqui para lhe corrigir, os imundos da lagoa tem 52 jogos de invencibilidade tal como o botafogo…..

    saudações cruzmaltinas….

    Norberto.
    _____
    Primeiro não são imundos. São racistas (na origem), porque entendiam que quem não era branco era imundo, provavelmente.

    Segundo, invencibilidade que dá gosto mesmo é a de jogos oficiais. E nela vocês dançaram. A briga agora é com o América. Vocês tem 33 jogos invictos e eles 24.

    Terceiro, há outra invencibilidade em curso. Já passa de um ano e já circulou por cinco estádios diferentes.

    Cry again, freguês.

    Sérgio Frias

  2. Foi BOM enquanto durou a sequencia da INVENCIBILIDADE, e que certamente ficará MARCADO e ETERNIZADO na nossa RICA páginas da HISTÓRIA do nosso clube e para os nossos jogadores, DIRETORIA, COMISSÃO TÉCNICA e PRINCIPALMENTE, para essa NOVA GERAÇÃO de VASCAÍNOS que puderam verem com suas retinas essa MEMORÁVEL e INESQUECÍVEL FAÇANHA de todo o PLANTEL VASCAÍNOS e os profissionais do clube envolvidos e responsaveis por essa façanha !

    A quebra da nossa INVENCIBILIDADE uma hora iria acabar, disso eu sempre tinha a consciencia disso, e chegou justamente com o desfalque do nosso jogador CHAVE e REFERENCIA do time o NENE 10, e menos mal, porque, não nos derrotaram com o nosso time completo com a sua força MÁXIMA!

    E por outro lado, acredito eu que o TÉCNICO JORGINHO e a gente que somos OS LEGÍTIMOS, GENUÍNOS e os VERDADEIROS VASCAÍNOS, precisamos aprender a confiar mais no nosso grupo de jogadores, e que por sua vez, quem entrar para suprir a ausencia do atleta PRINCIPAL estejam apitos e sempre preparados para dar a conta do recado , mantendo o nível excelente e a regularidade, sei que as vezes na prática isso não será fácil, e nem sempre o time atuará bem, devido o desgaste, o cansaço físico dos jogos realizados todas as Terças-Feiras e aos Sábados.
    E aconteceram em duas falhas nossas, meritos do time goiano que souberam matar o jogo nos dois erros nossos que nos custaram 3 pontinhos, mas vida se segue, temos que levantar a cabeça, seguir em frente, e trabalhar para que o time possa confiar no seu potencial, na suas forças e na sua capacidade !

    O NOSSO MELHOR EXEMPLO estão nos grupo de jogadores do nosso BASQUETE MASCULINO que foram ao Campo Mourão, e na casa do time adversário se SUPERARAM, foram EFICIENTES, OBJETIVOS, e DETERMINADOS CONTRA TUDO e CONTRA TODOS, tiveram a CORAGEM, FRIEZA e a PACIENCIA para derrotarem o bom time do Campo Mourão e mesmo que humanamente tudo conspirava contra a gente e todos diziam que ira impossível ganhar o quinto jogo na casa do adversário ( O VASCOda GAMA nunca venceu o Campo Mourão nos jogos por lá ) e isso era o fator contra que pesavam no time do nosso Basquete, mas tudo o que foi dito pela mídia caiu por terra e vimos o nosso time ser o VASCO da GAMA, UM TIME de AMOR, UM TIME da VIRADA!
    Os jogadores do nosso BASQUETE tiveram um outro ESPÍRITO o ESPÍRITO de CALEB e de JOSUÉ e DETERMINADOS, CONFIANTES, EXPERIENTES, souberam se SUPERAR e sairam APLAUDIDOS pelos donos da casa !

    Vida se segue, temos que continuar te SEGUINDO e ABRAÇAR esse time porque NÓS SOMOS GIGANTES !

  3. Naquela vez em que os Mulambos ficaram 52 jogos sem perder, deve-se reconhecer algumas coisas:
    1-O inegável talento de Zico, tirou a Mulambada de derrotas certas. 2-O futebol da época de 1979, era solto, sem marcação rígida de hoje, era “jogar e deixar jogar”, além de que os times que enfrentavam os Mulambos entravam com certo medo, come exceção do Vasco. 3- A mídia escrota dava um apoio absurdo que eles jamais deram ao
    Vasco recentemente. 4-Além do Zico, tiveram ajuda descarada a arbitragem em muitos jogos, coisa que a mídia
    da época sempre omitiu.

  4. Confere lá direitinho, mas parece que a Desportiva fez 22 amistosos na sequência invicta de 51 jogos. Teriam portanto 29 jogos oficiais.

  5. Concordo inteiramente com o texto e, principalmente, com o comentário do Augusto Ataíde. Como estou residindo em Aracaju-SE e meu filho – já adulto – em Brasília, quando não estamos juntos, temos por hábito assistir aos jogos do Vasco praticamente com o telefone ligado por duas horas seguidas, comentando cada lance.
    Temos dito, desde o início do ano, sobre nossa preocupação – que é também de outros vascaínos amigos – que sucesso à parte(e isto é inquestionável no trabalho que vem sendo realizado por Jorginho e Zinho – evidentemente com a estrutura que lhes é dada pelo clube) um ponto é falho: a falta de rotatividade da equipe.
    Jorginho, que sempre nas vitórias exalta o elenco, não confia plenamente nos reservas que tem. Isto, mais uma vez, ficou claro ontem(à parte as falhas de Jordi e Rodrigo, nos gols, que nos derrotaram) quando escolheu Pikachu para substituir Nenê e, em seguida, Eder Luiz para a vaga do Pikachu. Pikachu é lateral(e bom lateral como demonstrou nos últimos jogos) e Eder Luiz não dá mais(exceto eventualmente para puxar contraataques em finais de jogos.
    Rodrigo, nosso maior zagueiro após o período Dedé, dá sinais de desgaste físico, mas Jorginho não confia no Jomar e o Aislan é muito fraco(daí considerar ter sido um erro não tratar da questão Vaz, com antecedência: e Vaz não é essa maravilha toda, mas era um reserva da confiança do treinador). Insistiu, até quando pode com o fraco Júlio dos Santos e agora vai à exaustão com o Eder Luiz.
    Jogos seguidos(foram 10 nos últimos 30 dias–> 11/05 – CRB e, na sequência, Sampaio, CRB, de novo, Tupy, Vila Nova, Bahia, Oeste, Goiás, Joinville e, ontem(11/06), Atl Go, com viagens para Maceió, São Luiz, Brasília, Barueri-SP, Joinvile e Vitória), e, tirando eventuais ausências por suspensões(Luan, Pikachu, Nenê) e contusões)Madson e Andrezinho), nenhum jogador(salvo Marcelo Matos em Joinville), foi poupado. E, ontem, nos últimos minutos do jogo, o Rodrigo me passava a imagem de um atleta cansado.
    Nosso time tem uma base com jogadores de mais de 30(Rodrigo, Julio Cesar, Marcelo Mattos, Diguinho, Julio dos Santos, Leandrão, Jorge Henrique, Nenê, Andrezinho, etc) que precisam “rodar” mais.
    Acho difícil o Vasco revelar algum jogador, se não jogar. O próprio Thalles não tem a boa vontade do Jorginho(que o esculhambou publicamente em entrevista no dia em que esteve ausente pela morte do avô), que não é craque, mas é superior ao Leandrão e ao Riascos.
    Ou se faz um revezamento, com o aproveitamento de jogadores mais jovens(Jomar, Henrique, Gallo, Evander, Mateus Vital, Caio Monteiro, etc) poupando 2 veteranos por jogo(a cada 3 jogos, por exemplo), ou teremos muitos problemas na sequência da temporada por absoluto desgaste físico. Da próxima 3a. feira(dia 14) até 23/07(37 dias), teremos 11 jogos(incluidos 2 contra o Santa Cruz) e muitas viagens.
    De todo modo, quanto ao passado recente, nada a reparar(salvo o dito acima) considerando o bi conquistado , as 25 vitórias e 9 empates, desde novembro/15.

  6. Fiquei puto porque perdemos com duas falhas feias da defesa, mas vida que segue, e mesmo assim o time continua líder. Com uma vitoria contra o Náutico poderemos ampliar a vantagem na tabela. O momento é de ficar ao lado do time, apoiar esse grupo que tem defendido o Vasco com dignidade e muita competência. Na sexta-feira o basquete já me deu alegria o suficiente.

  7. Já está na história!!!!!! Marca incrível de invencibilidade!!!

    Interessante que em 1957 ou 1956 o Vasco com 34 jogos internacionais invicto perdeu para o Toluca no México. Houve de tudo lá, valeu tudo e a cidade mexicana entrou em festa.
    O Vasco apaixona a todos. Só a Caixa Econômica e os jornalistas medíocres e desonestos não veem isso.

  8. Ninguém super o Vascão da Gama em jogos oficiais, 34 jogos, a Mulambada e a Cachorrada não ganharam 34 jogos oficiais invictos. Ficar Invicto em amistosos é fácil! Até meu time de pelada ficou 61 jogos invictos!

  9. Queria parabenizar o CASACA pela brilhante retrospectiva dos jogos e comentários feitos a cerca deles. Um trabalho perfeito e que esclarece muita coisa. Agora eu pergunto, porque os jornalistas não realizam algo semelhante em vez de ficar escrevendo mediocridades e debochar como idiotas. Isso é preguiça de trabalhar, incompetência para lidar com seriedade e péssima formação profissional.
    Vasco e o Casaca acima, bem acima de tudo.

  10. Para mim não acabou, está recomeçando!

    O que esse grupo fez, só me dá uma certeza, podemos fazer tudo de novo.

    Mas.. uma coisa temos que reconhecer:
    A goleada que o urubu está nos dando.
    12 x 1
    Hoje um dia após nossa única derrota no ano, eles conseguiram a sua décima segunda.
    Insuperáveis!

    Parabéns à todo grupo pelo feito histórico
    E que tal começar tudo novo?

    Vamos Vasco!

  11. Casaca, vamos fazer que nem a flapress pediu, só vale jogos de serie A, estadual e copa do brasil, logo estamos invictos ainda….. não era isso que eles publicavam???? então o próximo é o santa cruz, PONTO!!!!

    o importante é massacrar a flapress dizendo que o Vasco superou o timinho dela por 1 jogo (34×33), PONTO!!!!!!!

    no mais, ontem, além do jordi e rodrigo, o jorginho se esforçou em perder a invencibilidade de jogos oficiais, uma vez que voltando o madson o julio dos santos poderia voltar tb haja vista o natural entrosamento entre os 2, com pikachu ficando pro segundo tempo caso fosse necessário e apenas 1 cabeça de area.

    mas preferiu esquema com 2 cabeças num time que jogava com 1 no ataque….pra piorar me faz 2 substituiçoes (evander e talles) onde qualquer torcedor vascaino iria suplicar pelo garoto caio monteiro, que tem tantos gols quanto o talees!!!!!

    por fim é duro perder pra um time cuja diretoria esta nas paginas policiais e pra um clube sem torcida, que apenas vem na onda vermelho e preta do futebol global, basta um time ter camisa vermelho e preta que é incentivado…
    http://globoesporte.globo.com/go/noticia/2015/01/atletico-go-volta-viver-polemica-com-presidente-acusado-de-homicidio.html
    http://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/imprensa/valerio-luiz-filho-explica-os-motivos-pelos-quais-assassinaram-seu-pai-valerio-luiz-46577/

  12. Fiquei com aquele gostinho de que dava para manter por mais tempo essa invencibilidade. Agora, o que houve com o Rodrigo?? Estava irreconhecível nesse jogo!

  13. A verdade é que perdemos a invencibilidade bobamente.

    O Vasco mostrou que sem o Nenê é um time abaixo da média.

    Alguém tem que acalmar o Jordi.

    SV
    ____
    A invencibilidade foi perdida num dia em que as coisas definitivamente não deram certo.

    O Vasco atuou sem Nenê e sem Martin Silva, sem poder contar ainda com Fellype Gabriel, que poderia substituir Nenê, caso já estivesse em forma.

    Jordi ainda alterna bons e maus momentos, mas evoluiu do ano passado para cá.

    Sigamos em frente na busca por nova invencibilidade, recordes e títulos, tal qual ocorreu de janeiro até sábado último.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  14. A perda da invencibilidade não é de todo má. O time não precisava de mais esse peso nas costas. Daqui para frente, cada partida seria uma final de Copa do Mundo para cada adversário. Sem esse obstáculo, o caminho na Copa do Brasil será um pouco menos difícil. E, por fim, por maiores que sejam os méritos da equipe, ela não mereceria quebrar o recorde do mitológico “Expresso da Vitória”. Com os pés no chão e com muito trabalho, sigamos em frente. É hora de iniciarmos uma nova série de invencibilidade.

  15. Falando de futebol, incrível o que aconteceu no jogo do Náutico antes de enfrentar o Vasco amanhã. Não houve cartão amarelo no jogo com o Paraná!!! Enquanto isso no jogo do Cruzeiro que enfrentará o Flamengo houve 13 cartões para os jogadores do Cruzeiro. Só pelos cartões 5 jogadores estão fora da partida!!!!! 4 pelo vermelho e 1 pelo terceiro amarelo. A tropa de choque das arbitragens “rides again”.
    Vamos voltar a gritar e alertar contras as arbitragens safadas.

  16. O time venceu o Náutico e seguimos na ponta da tabela, mas salta aos olhos a carência de um bom centro-avante. Leandrão é voluntarioso e tem ate boa presença de área, mas hoje já não tem velocidade e é mais um no elenco com 35 anos. Mas esse Thales, por Deus, é RUIM DEMAIS!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *